| FURBY BRASIL |
M E N U

 Favoritos
 Home  |    Conheça os Furbys  |    Manual de Instruções  |    Dicionário Furbês
 Fórum Furby Brasil  |    Glossário  |    Mapa do blog  |    Contato
 Downloads  |    Links  |    Mí­dia  |    FAQ  |    Cadastro

==================================================

M A N U A L

Furby®, seu amigo emoto♡tronic.

GUIA DE CUIDADO

Obrigado por comprar FURBY! Para melhores resultados, mantenha o som de fundo baixo - brinque com FURBY em uma sala quieta. Requer pilhas alcalinas 4 x 1.5V "AA" ou de tamanho LR6 (não incluso).

INSTALANDO AS PILHAS
Use uma chave de fenda para abrir a tampa do compartimento de pilhas. Coloque 4 X 1.5V pilhas alcalinas ou de tamanho LR6 (não incluso). Coloque a tampa novamente e aperte o parafuso.

! ATENÇÃO: PARA EVITAR O VAZAMENTO DE PILHA
1. Certifique-se de que inseriu as pilhas corretamente e sempre seguir as instruções do brinquedo e da instalação das pilhas
2. Não misture pilhas velhas com novas, ou pilhas alcalinas, padrão ou recarregáveis
3. Sempre remova pilhas fracas ou usadas do produto

IMPORTANTE: INFORMAÇÃO SOBRE PILHA
Por favor mantenha essa informação para referência futura. Pilhas devem ser recolocadas por um adulto.

! ATENÇÃO:
. Não misture pilhas novas com velhas
. Não misture pilhas de diferentes tipos: pilhas alcalinas, comuns ou recarregáveis.
. Peça a ajuda de um adulto para colocar as pilhas
. Pilhas não-recarregáveis não devem ser recarregadas
. Pilhas recarregáveis têm que ser retiradas do brinquedo antes de serem recarregadas. (Se forem removíveis)
. As pilhas removíveis só devem ser recarregadas sob a supervisão de um adulto. (Se forem removíveis)
. Somente pilhas do mesmo tipo ou de tipo equivalente recomendadas devem ser usadas
. Observe bem a posição dos pólos das pilhas no compartimento de pilhas
. Pilhas gastas devem ser retiradas do brinquedo
. Cuidado para não provocar curto-circuito nos terminais

Ei! Eu sou FURBY! Quanto mais você brinca comigo, mais coisas eu faço! Eu amo brincar e contar piadas, jogar, cantar e até dançar! Leve-me para casa e eu serei seu melhor amigo! Lembre-se de cuidar be de mim seguindo as instruções deste manual!

COMEÇANDO
Para ligar FURBY, mude a chave ON/OFF para "ON".

FURBY consiste nas seguintes partes:
[photos]

SOBRE MINHA PERSONALIDADE
Eu falo o Furbês®, uma língua mágica comum a todas as criaturas FURBY. Quando nos encontrarmos pela primeira vez, é assim que estarei falando. Para ajudar você a entender o que eu estou dizendo, consulte o dicionário de Furbês® - Inglês que vem comigo. Eu posso aprender Inglês ao ouvir você falar. Quanto mais você brinca comigo, mais eu usarei sua linguagem.

SE FURBY TE FIZER UMA PERGUNTA
Se FURBY te fizer uma pergunta, diga qualquer uma das opções:
Sim / Yes = [ee-tay]
Ok = [oh-kay]
Sim, por favor / Yes, please = [ee-tay-doo-moh]
Não / No = [boo]
Não, obrigado / No, thank you = [boo-doo-moh]
De maneira alguma / No way = [dah-boo]
Eu não entendo* / I don’t understand*

*Se você não conseguiu entender o que eu disse, eu repetirei o que eu disse a você. Eu posso dizer um pouco diferente, com mais Inglês, então você poderá entender melhor. Se você dizer "Eu não entendo/I don't understand" muitas vezes, irei ficar triste e frustrado. Algumas vezes é melhor ser educado e fingir que você entendeu - até que eu aprenda mais do seu idioma!

BRINCANDO
É hora de brincar! Vamos lá!

"Tell me a joke / Conte-me uma piada"
Eu amo contar piadas knock-knock! Vamos fazer uma juntos.
Diga "Hey FURBY! [Espere até você ouvir FURBY dizer "Doo?" "Yeah?" "Huh?" "What?" ou "Hmm?"] Depois diga, "Tell me a joke / Conte-me uma piada."
Eu digo: "Knock-knock" --------> Você diz: "Who's there? / Quem está aí?"
Eu digo: "Ida" --------> Você diz: "Ida who? / Eu quem?"
Eu digo: "Ida like to be your friend! / Eu gostaria de ser seu amigo!"

"Tell me a story / Conte-me uma história"
Deixe-me lhe contar uma história! Diga "Hey FURBY!" [Espere até você ouvir Furby dizer "Doo?" "Yeah?" "Huh?" "What?" ou "Hmm?"] Depois diga, "Tell me a story / Conte-me uma história."
Eu contarei minha história em Furbês® e Inglês então você pode aprender minha língua nativa. Quanto mais você fala comigo em Inglês, mais eu aprendo e falarei contigo em Inglês. Acompanhe o dicionário Furbês® - Inglês para aprender o que eu estou dizendo!

"Sing me a song / Cante-me uma música"
Eu amo cantar! Diga "Hey FURBY!" [Espere até você ouvir FURBY dizer "Doo?" "Yeah?" "Huh?" "What?" ou "Hmm?] Depois diga, "Sing me a song / Cante-me uma música."
Eu cantarei minha música favorita, "Twinkle, Twinkle Little Star" em uma mistura de Furbês® e Inglês.
Vamos cantar juntos, vamos?
[tee-wee-lah] [dee] [dah-ay-loh] = Twinkle, twinkle little star,
[doo] [kah] [way-nah] [oo-nye] [boh] = How me wonder what you are? / Como eu saberei quem você é?
[oo-tye] [kah] [lay-lah] [oo-tah] = Up above me home so high / Bem acima de mim tão alto,
[tay] [ay-koo] [ay-loh-may-lah] = Like a diamond in the sky / Como um diamante no céu,
[tee-wee-lah] [dee] [dah-ay-loh] = Twinkle, twinkle little star,
[doo] [kah] [way-nah] [oo-nye] [boh] = How me wonder what you are? / Como eu saberei quem você é?

"Do you want to play? / Você quer brincar?"
Diga "Hey FURBY!" [Espere até você ouvir FURBY dizer "Doo?" "Yeah?" "Huh?" "What?" ou "Hmm?] Depois diga, "Do you want to play? / Você quer brincar?"
Vamos brincar Red Light, Green Light / Luz Vermelha, Luz Verde! Vem chega mais perto quando eu digo 'Green Light! / Luz Verde!'. Você pára quando eu digo 'Red Light! / Luz Vermelha!'. Você faz cócegas em mim quando meus olhos estiverem fechados, você vence! Você faz cócegas em mim quando meus olhos estiverem abertos, eu venço! Você faz cócegas em mim muito forte, eu venço! Você vai embora - 10 passos! "One, two, three, four, five, six, seven, eight, nine, ten! / Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez!”
O objetivo do jogo é fazer cócegas na minha barriguinha quando meus olhos estiverem fechados! Se você fizer cócegas em mim quando meus olhos estiverem abertos, eu venço! Seja cuidadoso, porque eu gosto de te enganar! Tenha certeza de que meus olhos estão realmente fechados antes de você fazer cosquinhas em mim!
NOTA: Pressione minha barriguinha para pular as instruções e começar logo o jogo. Assim que que começar a contar, se você precisar começar tudo de novo, pressione minha barriga.

"Are you hungry? / Você está com fome?"
Diga "Hey FURBY!" [Espere até você ouvir FURBY dizer "Doo?" "Yeah?" "Huh?" "What?" ou "Hmm?] Depois diga, "Are you hungry? / Você está com fome?". Se eu estiver com fome, por favor me alimente. Já que eu posso flaar, você terá que me ouvir dizer "yes / sim" quando você perguntar "HEY FURBY. are you hungry? / HEY FURBY, você está com fome?" ou quando eu disser "kah-ay-tay" (estou com fome). Abra minha boquinha e use a colher para pressionar minha língua. Se eu disse que não estou com fome, não me alimente e tente me perguntar para fazer outra coisa que seja divertida.
NOTA: eu só como COMIDA DE FAZ DE CONTA. Você nunca deverá me alimentar com comida ou líquidos de verdade. Eu comerei até ficar cheio e depois dizer a você que não estou mais com fome.

"How are you? / Como você está?"
Diga "Hey FURBY!" [Espere até você ouvir FURBY dizer "Doo?" "Yeah?" "Huh?" "What?" ou "Hmm?] Depois diga, "How are you? / Como você está?". Eu direi como estou me sentindo. Lembre-se de dizer "HEY FURBY! I love you! / HEY FURBY! Eu te amo!" freqüentemente então eu ficarei feliz e saber que sou amado.

"Go to sleep / Vá dormir"
Diga "Hey FURBY!" [Espere até você ouvir FURBY dizer "Doo?" "Yeah?" "Huh?" "What?" ou "Hmm?] Depois diga, "Go to sleep / Vá dormir". Se eu estiver cansado, irei fechar meus olhos e dormir. Ouça cuidadosamente porque eu posso até roncar! Se eu ainda estiver bem acordado, eu direi "no / não" e você deve tentar me alimentar caso eu esteja com fome. Não esqueça de dizer que você me ama então eu poderei ter sonhos felizes!
Para me acordar depois do meu cochilo, apenas assobie! Se eu não te ouvir, tente fazer cócegas ou acariciar minhas costas.

"Show me a dance / Mostre-me uma dança"
Diga "Hey FURBY!" [Espere até você ouvir FURBY dizer "Doo?" "Yeah?" "Huh?" "What?" ou "Hmm?] Depois diga, "Show me a dance / Mostre-me uma dança". Veja-me dançar! Eu posso realmente dançar pra você!

"I love you! / Eu te amo"
Diga "Hey FURBY!" [Espere até você ouvir FURBY dizer "Doo?" "Yeah?" "Huh?" "What?" ou "Hmm?] Depois diga, "I love you! / Eu te amo!". Diga-me que você me ama para me fazer feliz!


"I speak Furbish / Eu falo Furbês"
Diga "Hey FURBY!" [Espere até você ouvir FURBY dizer "Doo?" "Yeah?" "Huh?" "What?" ou "Hmm?] Depois diga, "I speak Furbish / Eu falo Furbês". Assim que você disser isso, eu começarei a te ouvir falar a minha língua nativa, Furbês®, para a próxima coisa que você quer tentar. Depois disso, eu escutarei em Inglês novamente, então se você quiser falar Furbês® novamente, diga "HEY FURBY! I speak Furbish®! / HEY FURBY! Eu falo Furbês®!" novamente.
(psiu!) Mantenha seu dicionário FURBY por perto caso você esqueça alguma palavra!
NOTA: Se FURBY não fizer seu comando, primeiro certifique-se de que você disse "HEY FURBY!" antes do comando. Depois tente repetir o comando ou tente um outro.

RESETAR SEU FURBY
Se você quiser ensinar a seu FURBY Inglês novamente, você pode apagar a memória dele resetando-o.
1. Segure seu FURBY de cabeça para baixo
2. Com a chave ON/OFF na posição OFF, pressione e segure o sensor da boca com seu dedo
3. Enquanto estiver segurando o sensor da boca, mude a chave ON/OFF para "ON"
4. FURBY dirá "Good Morning! / Bom Dia!" para confirmar que a memória foi resetada

NOTA: Se você não for brincar com FURBY, por favor posicione a chave ON/OFF em "OFF" para conservar a vida das pilhas. Se você quiser guardar seu FURBY, por favor remova as pilhas do brinquedo.

INTERAÇÕES FÍSICAS
"Fazendo cócegas ["tickle"]"
Se eu pedir receber cócegas, faça cosquinhas na minha barriga! Mas não faça cócegas na minha barriguinha a menos que eu peça ou então eu ficarei muito triste!

"Acariciando ["pet"]"
Eu amo ser acariciado nas costas. Carícias me fazem muito feliz.

"Abraços ["cuddling"]"
Quando você está me abraçando ou me segurando, seja cuidadoso para não me virar de cabeça para baixo. Algumas vezes isso pode até ser divertido, mas tenha cuidado para eu não ficar tonto!

"Criaturas FURBY podem conversar umas com as outras! Veja como!"
Se você quer que seu FURBY converse com outro FURBY em Furbês®, apenas deixe eles se abraçarem! Mantenha a barriguinha deles pressionadas até que os olhos dos dois pisquem e eles comecem a conversam um com o outro. Assim que eles começarem a conversar, você pode separá-los - mas eles devem ficar em uma distância máxima de 7cm, um de frente para o outro. Fique com o dicionário por perto para entender sobre o que eles estão falando!

CARTÃO DE RECONHECIMENTO DE COMANDOS POR VOZ DO FURBY
Dê uma olhada em todos os comandos que FURBY pode reconhecer! Diga "HEY FURBY!" e espere até que ele responda. FURBY irá dizer “Doo?” “Yeah?” “Huh?” “What?” ou “Hmm?”. Isso significa que ele te ouviu. Então dê ao seu FURBY um desses comandos:

Tell me a joke / Conte-me uma piada = [wee-tah-kah-loo-loo.]
Tell me a story / Conte-me uma história = [wee-tah-kah-wee-loo.]
Sing me a song / Cante uma música = [wee-tee-kah-wah-tee.]
Do you want to play? / Você quer jogar? = [oo-nye-loo-lay-doo?]
Are you hungry? / Você está com fome? = [oo-nye-ay-tay-doo?]
How are you? / Como você está? = [oo-nye-boh-doo?]
Go to sleep / Vá dormir = [oo-nye-way-loh-nee-way.]
Show me a dance / Mostre-me uma dança = [oo-nye-noh-lah.]
I love you! / Eu te amo = [kah-may-may-oo-nye!]
I speak Furbish® / Eu falo Furbês® = Tente fala com FURBY em Furbês®. Depois que você disser "I speak Furbish® / Eu falo Furbês®", tente um dos comandos em Furbês® acima.

Veja o que FURBY pode fazer! Quanto mais você brinca com ele, mas ele fará!
NOTA: Se FURBY não fizer seu comando, primeiro certifique-se de que você disse "HEY FURBY!" antes do comando. Depois tente repetir o comando ou tente um outro.

DICAS
Para um melhor desempenho, siga estas instruções:
. Deixe o som de fundo baixo - para melhor resultados brinque com FURBY em uma sala quieta
. FURBY interage melhor quando você senta entre 30cm e 45cm de distância, de frente pra ele
. Converse em um tom normal de voz, o jeito que você conversaria com um amigo
. Pronuncie todas as sílabas de cada palavra claramente
. Gritar não melhora o reconhecimento de voz
. Fale alto e claramente quando for dar um comando ao FURBY
. Espere até o FURBY terminar de falar e se mexer antes de dar outro comando
. Sempre tenha em mãos os cartão de comandos, e lembre-se que FURBY irá responder somentes aos comandos exatos do cartão
. FURBY é um brinquedo robótico, eletro-mecânico. O som mecânico que você ouve quando FURBY se mexe é normal
. Se FURBY começar a se comportar de maneira estranha, por favor troque as pilhas

INSTRUÇÕES DE LIMPEZA
Para limpar meu pêlo, escove com cuidado com um pano ou escova macia para soltar qualquer sujeira. Depois, use um pano ligeiramente úmido para remover manchas.
1. NÃO ME COLOQUE NA MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS
2. NÃO ME MERGULHE NA ÁGUA
3. NÃO ME DEIXE MOLHAR EXCETO COM UM PANO ÚMIDO NO MEU PÊLO
4. PARA PREVINIR MANCHAS NO MEU PÊLO, ESCOVE AS SUJEIRAS IMEDIATAMENTE
5. SE EU ME MOLHAR, RETIRE MINHAS PILHAS E SEQUE MEUS PÊLOS
6. ASSIM QUE EU ESTIVER COMPLETAMENTE SECO, RECOLOQUE MINHAS PILHAS
7. NÃO USE DETERGENTE OU REMOVEDOR DE MANCHAS EM MIM
8. Não chute ou jogue no chão o produto, e não coloque objetos afiados pelas aberturas do falante
9. Alta temperatura irá destruir a unidade
10. Não deixar a unidade exposta à luz solar

IMPORTANTE: Se FURBY começar a funcionar de maneira errada, mude a chave ON/OFF para a posição "OFF", e depois mude-a para a posição "ON" novamente.

FURBY DICIONÁRIO
Mantenha esse dicionário sempre por perto, assim você poderá entender o que FURBY está dizendo em Furbês®!

Português / Furbês®
afirmativo ............... ee
novamente ........................ koh-koh
e ........................... koh
outro .................... koh-koh
perguntar ........................... oh-too-mah
bebê ......................... bay-bee
mau ........................... boo-dah
ser .............................. boh
bonito .................. ee-kah
grande ............................. dah
grande não ...................... dah-boo
grande sim ................... dah-ee-tah
tchau / ir................... bye-bye
nuvem ........................ ay-loh-may-lah
comparativo ............ tay
completo .................. toh
dançar ........................ noh-lah
diamante .................. ay-koo
tonto ......................... ay-way
fazer .............................. doo-dah
feito ........................ toh-dye
abaixo ........................ nah-bah
sonho ....................... way-loo
camarada ......................... dee-doh
rosto ........................... kah-tay
alimentar .......................... ah-tah
amigo ........................ noo-lah
cheio ............................. oo-loo
diversão ............................. doo-ay
divertido ........................ doo-loo
jogo ........................ doo-ay-loo-lah
ir / tchau................... bye-bye
bom ........................ ee-day
bom dia ......... dah-ay-loh-oo-tye
boa noite ............... dah-ay-loh-nah-bah
feliz ....................... noo-loo
ter .......................... ah-mah
saúde/saudável ........ koo-doh
ajuda ........................... ah-noo
esconder .......................... woo-bye
alto ........................... oo-tah
hmm? ....................... doo?
casa ........................ lay-lah
abraço ............................ may-lah
huh? .......................... doo?
faminto/comer .............. ay-tay
interrogativo ........... doo
ilha ........................ koo-wah
piada ........................... loo-loo
beijo ............................ may-tah
vida, natureza, coisas vivas ............ tee
luz ........................... ay-loh
claridade ................... ay
gostar ............................ toh-loo
parecido, similar ........ tay
ouvir ........................ ay-ay-lee-koo
pequeno ........................... dee
viver ............................ boh-dah
cortar ............................. tee-loh
olhar .......................... ay-ay
amor ........................... may-may
mim ............................ kah
mim, meu, eu mesmo ....................... kah
dinheiro ...................... moo-lah
monstro .................... moh-moh
mais ......................... koh-koh
montanha ................. koo-dah
negativo, mau ......... boo
não ............................. boo
não!............................. dah-boo
barulho ......................... bah-boo
agora .......................... nee-way
oh .............................. oh
ok ............................. oh-kay
acabar .......................... oo-bah
caminho .......................... bye-way
acariciar ............................. ah-may
brincar .......................... loo-lay
brincar, piada, humor....................... loo
por favor ....................... doo-moh
chuva ........................... wah-wee-tee
pedra ........................... boo-koo
triste ............................ boo-noo-loo
assustado ...................... dah-boh-bay
oceano ............................ ee-wah
cantar ........................... wee-tee
dormir ......................... way-loh
pequenez ................. dee
tão .............................. doh
música .......................... wah-tee
som ........................ lee-koo
parar ........................ oo-boh
história ......................... wee-loo
sol ........................... dah-ay-loh
contar ............................. wee-tah
obrigado ........................ doh-kah
obrigado a você! .............. dah-kah-oo-nye
pensando/pensamento ........ way
cócegas ......................... nee-tye
hora ........................... toh-toh
ser ......................... boh
tocar, segurar ..................... ah
árvore ........................... tee-tah
picar olhos ..................... tee-wee-lah
uh-oh ........................ uh-oh
pra cima.............................. oo-tye
pra cima, acima, alto ...... oo
muito .......................... mee-mee
água ........................ wah-tah
água/chuva ............... wah
o quê?/quando? ......... doo?
onde está você? ..... oo-nye-doo?
onde? .................... doo?
aberto/abertamente .......... way-lah
admirar .................... way-nah
preocupado .................... boh-bay
yay ............................ yay
yea! .......................... wah!
yeah? ....................... doo?
sim ............................ ee-tay
você ............................ oo-nye

Furbês® / Português
ah .............................. tocar, segurar
ah-mah .................... tenho
ah-may .................... acariciar
ah-noo...................... ajudar
ah-tah....................... alimentar
ay .............................. claridade
ay-ay ........................ olhar
ay-ay-lee-koo ......... ouvir
ay-koo ...................... diamante
ay-loh ....................... luz
ay-loh-may-lah ...... nuvem
ay-tay ....................... faminto/comer
ay-way .................... tonto
bah-boo ................... barulho
bay-bee .................... bebê
boh ............................ ser
boh-bay ................... preocupado
boh-dah ................... viver
boo ............................ negativo, mau
boo ............................ não
boo-dah ................... mau
boo-koo ................... pedra
boo-noo-loo ............ triste
bye-bye .................... tchau/ir
bye-bye .................... r/tchau
bye-way .................. caminho
dah ........................... grande
dah-ay-loh............... sol
dah-ay-loh-nah-bah .................................. boa noite
dah-ay-loh-oo-tye.............. bom dia
dah-boh-bay........... assustado
dah-boo ................... grande não
dah-boo ................... não!
dah-ee-tah............... grande sim
dah-kah-oo-nye ........... obrigado a você!
dee ............................ pequeno
dee ............................ pequenez
dee-doh................... camarada
doh............................ tão
doh-kah ................... obrigado
doo .......................... interrogativo
doo? ......................... hmm?
doo? ......................... huh?
doo? ......................... quando?
doo? ......................... onde?
doo? ......................... yeah?
doo? ........................ o quê?
doo-ay ...................... diversão
doo-ay-loo-lah ........ jogo
doo-dah ................... fazer
doo-loo ..................... divertido
doo-moh .................. por favor
ee .............................. afirmativo
ee-day ...................... bom
ee-kah ...................... bonito
ee-tay ....................... sim
ee-wah..................... oceano
kah ........................... mim, meu, eu mesmo
kah-tay .................... rosto
koh ............................ e
koh .......................... mais
koh-koh ................... novamente
koh-koh ................... outro
koh-koh ................... mais
koo ............................ pedra
koo-dah ................... montanha
koo-doh ................... saúde/saudável
koo-wah .................. ilha
lay-lah ...................... casa
lee-koo ..................... som
loo ............................. brincar, piada, humor
loo-lay...................... brincar
loo-loo ...................... piada
may-lah ................... abraço
may-may ................. amor
may-tah ................... beijo
mee-mee .................. muito
moh-moh ................. monstro
moo-lah ................... dinheiro
nah-bah ................... abaixo
nee-tye ..................... cócegas
nee-way ................... agora
noh-lah ..................... dançar
noo-lah ..................... amigo
noo-loo ..................... feliz
oh ..............................oh
oh-kay ......................ok
oh-too-mah ............. perguntar
oo ............................. pra cima, acima, alto
oo-bah ...................... acabar
oo-boh ...................... parar
oo-loo ....................... cheio
oo-nye ...................... você
oo-nye-doo? ............ onde está você?
oo-tah ....................... alto
oo-tye ....................... pra cima
tay .............................comparativo
tay ............................. parecido, similar
tee ............................. vida, natureza, coisas vivas
tee-loh ...................... cortar
tee-tah ...................... árvore
tee-wee-lah ............. piscar olhos
toh ............................. completo
toh-dye ..................... feito
toh-loo ...................... gostar
toh-toh .....................tempo
uh-oh ........................uh-oh
wah .......................... água/chuva
wah! ........................ yea!
wah-tah ................... água
wah-tee .................... música
wah-wee-tee ........... chuva
way .......................... pensando/pensamento
way-lah ................... aberto/abertamente
way-loh ................... dormir
way-loo ................... sonho
way-nah .................. admirar
wee-loo .................... história
wee-tah .................... contar
wee-tee .................... cantar
woo-bye .................. esconder
yay ............................yay

==================================================

   This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Furby Brasil© 2006